domingo, 13 de março de 2016

Promotor pede prisão preventiva de Stedile.

Promotor pede prisão preventiva de Stedile

O promotor de Barra do Ribeiro (RS), Daniel Indrusiak, pediu à Justiça a prisão preventiva do líder do Movimento dos Sem-Terra (MST), João Pedro Stedile, acusado de participar da organização da depredação de um viveiro de mudas e um laboratório da Aracruz Celulose, por cerca de 1.500 mulheres da Via Campesina. A invasão completa dois anos hoje. O juiz Jonatas de Oliveira Pimentel ainda não se manifestou sobre o pedido.

Indrusiak está convencido de que há uma estratégia de Stedile para frustrar o processo, porque a Justiça não consegue notificá-lo para que apresente sua defesa desde abril de 2006, quando aceitou a denúncia. Segundo o promotor, o líder do MST nunca está em seus endereços conhecidos nem compareceu a uma audiência marcada por edital em maio passado.

"Ele tem o direito de se defender, mas deve fazer isso na Justiça", disse. "Como dificulta a citação, há condições para pedir a prisão preventiva", explicou, ressalvando que isso não corresponde a um julgamento de culpa na depredação, apenas a submissão de Stedile ao processo.

No Dia Internacional da Mulher em 2006, mulheres ligadas à Via Campesina saíram de ônibus de diferentes lugares do Rio Grande do Sul até a Aracruz. Lá, renderam motoristas e vigias, entraram na área de expedição e num laboratório e destruíram 3 milhões de mudas de eucaliptos e equipamentos. O prejuízo foi calculado em US$ 700 mil.

Em Porto Alegre, onde participava de conferência sobre reforma agrária, Stedile deu entrevistas saudando as mulheres por chamarem a atenção da sociedade para os problemas causados pela monocultura do eucalipto. Depois disse que não poderia ser condenado por expressar sua opinião num país em que há liberdade de expressão.

Depois da investigação policial, Indrusiak denunciou 37 pessoas como líderes ou organizadores da depredação. Dois anos depois, a Justiça ainda não conseguiu ouvir Stedile e outros oito acusados. O processo pode se arrastar e alguns crimes podem prescrever. Só depois da apresentação da defesa prévia de todos os réus é que começam os depoimentos das testemunhas de acusação e defesa, que são muitas e, em geral, de difícil localização. "Não tenho como dar prazo para o julgamento, mas imagino, por alto, que demorará ao menos uns dois anos", admitiu o juiz Pimentel. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

25 comentários:

  1. Em Itapetininga-SP, chegaram vários ônibus do MST e destruíram os viveiros de plantas o ano passado. Por onde passam parecem gafanhotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sentimos querida esta quadrilha organizada, veja: http://mudancaedivergencia.blogspot.com.br/2016/02/atencao-o-mst-nao-sao-sem-terra_3.html

      Excluir
    2. EU JURO QUE EU NAO ENTENDO PORQUE QUE ESSE TRASTE AINDA TA SOLTO QUE PAIS E ESTE QUE BANDIDO FAZ O QUE QUER E DESEJA E NINGUEM FAZ NADA EU ESTOU REVOLTADO COM TANTA SUJEIRA

      Excluir
    3. Um câncer na sociedade. Há muito tempo esse movimento deixou de ser legítimo! Hoje em dia é quase um partido político e dois piores!

      Excluir
  2. Se implantarem o Parlamentarismo
    todos os corruptos continuarão onde estão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, darão uma maquiada e deu!

      Excluir
    2. ATENÇÃO POVO BRASILEIRO !! PARLAMENTARISMO SERA VOTADO QUARTA FEIRA DIA 16/03/2016 juntos PT,PMDB,PSDB, PELO CONGRESSO SEM PLEBISCITO SEM A PARTICIPAÇAO POPULAR. E PASMEM!!! O PRIMEIRO MINISTRO NADA MAIS é QUE O LULA LADRAO Por isso Aécio Neves criticou Sergio Moro pela prisão de Lula! MALDITOS! ESTÃO TODOS JUNTOS PARA O GRANDE GOLPE.

      Excluir
    3. AGORA SO SOBROU AS FFAA. NÃO VAI SOBRAR NINGUEM PARA COMPOR UM CONGRESSO !!!

      Excluir
  3. sao pagos pelo pt com nosso dimheiro e pemsao q tao acima da lei

    ResponderExcluir
  4. Tooooooma, distraído! Vá lavar a camisetinha vermelha, na cadeia :P

    ResponderExcluir
  5. Tooooooma, distraído! Vá lavar a camisetinha vermelha, na cadeia :P

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Notícia bem velha hein... Esse pedido de prisão aconteceu em 2008, referente à invasão da Aracruz em 2006...

    ResponderExcluir
  8. Este sujeito deve ser responsabilizado por todos os danos causados pelo MST, agressões, prejuízos materiais, danos morais....
    Cabe a todos os prejudicados entrarem com uma ação coletiva.

    ResponderExcluir
  9. Por isso que só as forças armadas pedem e tem competência pra limpar a sujeirada do Brasil. Atraves de uma intervenção militar constitucional. Eles são apartidarios, neutros zelosos pelo país, e pelo povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apartidários???? Jamais está redondamente enganada... tem que aprender a entender as mensagens subliminares dada pelo Comte do Exército, ouça com atenção, vai entender direitinho...

      Excluir
  10. Qualquer outro filho da puta criminoso que a justiça não consegue intimá-lo ou notificá-lo, já estaria preso. MST é uma sigla que deveria ser banida de nossa história, porque a CFRB/88 veda esse tipo de sigla. Eles são marginais e seus atos antijurídicos e culpáveis devem serem vistos como crimes e não como luta por justiça. Nossa justiça se tornou bandida, quando se aliou para proteger atos de criminossos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estória mal contada, alguém está levando pra não acharem ele. Ele está toda hora nos noticiários, dando entrevistas, muito fácil pegar ele... tem que saber o que está por trás disso... acho notícia plantada pra confundir a opinião pública.

      Excluir
  11. Esse bandido e os demais da República devem responder pelos sua crimes e serem presos nos aeroportos, que é o lugar mais usados por esse cachorros.

    ResponderExcluir
  12. 14 anos de governo e não coseguiram dar solução a este problema. resolve de um nascem 100 ! E vão sendo explorados só resolvendo os problemas dos pelegos ! Este sim, tem apartamentos dados pela OAS , ODEBRECHT, etc...os explorados continuam sem Terra, Sem Teto, Sem Saúde, Sem Educação liderado por uns Sem Vergonha !

    ResponderExcluir
  13. Tem que acabar com esses parasitas do governo que só fazem mal ao país...

    ResponderExcluir
  14. EU JURO QUE EU NAO ENTENDO PORQUE QUE ESSE TRASTE AINDA TA SOLTO QUE PAIS E ESTE QUE BANDIDO FAZ O QUE QUER E DESEJA E NINGUEM FAZ NADA EU ESTOU REVOLTADO COM TANTA SUJEIRA

    ResponderExcluir
  15. EU JURO QUE EU NAO ENTENDO PORQUE QUE ESSE TRASTE AINDA TA SOLTO QUE PAIS E ESTE QUE BANDIDO FAZ O QUE QUER E DESEJA E NINGUEM FAZ NADA EU ESTOU REVOLTADO COM TANTA SUJEIRA

    ResponderExcluir
  16. EU JURO QUE EU NAO ENTENDO PORQUE QUE ESSE TRASTE AINDA TA SOLTO QUE PAIS E ESTE QUE BANDIDO FAZ O QUE QUER E DESEJA E NINGUEM FAZ NADA EU ESTOU REVOLTADO COM TANTA SUJEIRA

    ResponderExcluir