terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dilma poderá ser condenada nos EEUU, sim !

Dilma poderá ser condenada nos EEUU, sim !

 Crédito da Imagem: Veja

Assunto que é pouco divulgado na imprensa brasileira é sobre a investigação que está em CURSO no SEC - SECURITIESExchange COMMISSION e Departamento da Justiça dos EEUU, sobre prejuízo que os investidores americanos estão amargando em função da Operação Lava Jato.

O primeiro órgão, o SEC, equivalente a CVM - Comissão deValores Imobiliários, que visa apurar os efeitos econômicos da Operação Lava Jato nos RESULTADOS da Petrobras. A denúncia está sendo investigado pelos prejuízos sofridos pelos acionistas minoritários, sobretudo, pela compra superfaturada da refinaria Pasadena e com propinas pagas pelos empreiteiros comobras superfaturadas da refinaria Abreu e Lima e do complexo petroquímico COMPERJ.  



A parte criminal dos fatos levantados na compra superfaturada da refinaria Pasadena e da Operação Lava Jato correrão concomitante à investigação do SEC no Departamento de Justiça dos EEUU.  Digamos que o SEC vai impor multas e poderá descredenciar a Petrobras a continuar negociando o ADR (recibo de ações) na Bolsa de Nova York e o Departamento de Justiça vai julgar os eventuais crimes cometidos pelos diretores da Petrobras no período abrangido pelos fatos indicados aqui. Eles poderão ser detidos, se pisar o SOLO americano. E entrará na lista de procurados da Interpol.


Nos EEUU, ao contrário do que acontece no Brasil, os processos correm celeremente. É possível e é provável que o RESULTADO das investigações baseados em relatórios do TCU e da Operação Lava Jato que serão feitos pelos SEC e Departamento de Justiça dos EEUU, produzam os resultados anunciados nos próximos 2 anos. Eu disse, nos próximos 2 anos!

Pelos precedentes em outros processos semelhantes, os nomes da Graça Foster e da Dilma Rousseff deverão constar COMOresponsáveis pelos crimes cometidos. A Graça Foster por ser a presidente da Petrobras desde 2011 e a Dilma Rousseff por ter sido presidente do Conselho de Administração no segundo mandato do Lula como presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Como todos sabem, nos EEUU, não tem pano quente para os que tem poder político.

É provável que nos próximos anos poderemos ver situação inusitada da presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, não poder pisar no SOLO americano sob pena de ir para cadeia. À essa altura dos acontecimentos, a Dilma Rousseff poderá esquecer da recepção como chefe do Estado pelo Obama. Isto não é ficção, mas sim uma possibilidade concreta de acontecer, pelas razões já expostas. Precedentes, desse tipo, não faltam naquele país.


Dilma poderá ser condenada nos EEUU, sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário