domingo, 26 de julho de 2015

Os números provam que o Brasil está quebrado. Vale a pena Ler.


Os números provam que o Brasil está quebrado


Eu desejo entender a lógica daqueles que defendem os gastos irracionais do governo. A causa pode até ser nobre, mas é pouco inteligente. Os números provam que o Brasil está quebrado.O governo gasta mais do que expropria em tributos e para fechar a conta emite títulos públicos, ou seja, rola a dívida. A dívida aumenta ano após ano e está hoje (março/2015) em 4,1 trilhões de reais. Ela era cerca de 800 bilhões quando o PT assumiu a presidência. Triplicou. Neste período (2003/2015) o crescimento médio do PIB foi de 3,64% e o aumento da dívida de 9%.
O PIB de 2013 foi de 4,84 trilhões e nossa dívida representa 49,6% desse valor.
Nossa carga tributária passa de 41% do PIB. Comparando com os demais países do BRICS, temos: Rússia (23%); Índia (13%); China (20%) e África do Sul (18%). Pagamos muito e recebemos pouco em infraestrutura, educação, saúde e saneamento básico. Recente pesquisa mostrou que o Brasil, entre os 30 países analisados, aqueles de maior carga tributária, possui o pior retorno à população.
Esta jornada é insustentável. Caso estivéssemos nos endividando para adquirir conhecimento e aumentar a produtividade das pessoas e das empresas poderíamos alegar que no futuro o déficit fiscal irá ser compensado com maior produtividade. Mas não, nosso gasto é em consumo. É realmente gasto e não investimento.
O INSS é um problema grasso. Em 1950 havia oito pessoas trabalhando para cada uma aposentada. Em 1970 esta relação caiu para 4,2 e hoje (2014) já é menor que dois trabalhadores para cada aposentado.
O que fazer?
Facilitar a importação de tecnologia que aumente nossa produtividade; incentivar o investimento (empreendedorismo) com menos burocracia, impostos e regulamentações; investir em educação.
Com menos burocracia e agencias reguladoras se teria menos gastos, o que permitiria uma redução de impostos.
Com tecnologia de ponta, profissional capacitado e facilidade para abrir um negócio a economia se movimenta e a produtividade aumenta. A oferta é consequência e o preço cai por dois motivos: menores custos de produção e maior concorrência, o que obriga o capitalista a reduzir sua margem de lucro. Como reflexo a inflação é arrefecida.
O problema é que o resultado não é imediato. Arrumar a casa dá trabalho e é preciso coragem e disposição política para fazer. Mas o nosso modelo político partidário eleitoral favorecesse o conchavo, o acordo, a troca de favores. Para se chegar ao poder já se fez pacto com tanta gente que não sobra mais dinheiro para nada. Toda a receita já tem destino. E olha que não estou nem pontuando a corrupção.E mesmo que não fosse assim, o dinheiro não é suficiente, pois produzimos pouco. Nosso PIB per capita de 2014 foi menos de R$ 24 mil.Leia Mais:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pib-e-de-r-24-mil-por-habitante-um-quinto-da-riqueza-dos-americanos,178701eLeia Mais:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pib-e-de-r-24-mil-por-habitante-um-quinto-da-riqueza-dos-americanos,178701eLeia Mais:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pib-e-de-r-24-mil-por-habitante-um-quinto-da-riqueza-dos-americanos,178701e Por habitante um quinto da riqueza dos americanos.E o grande problema é exatamente esse: a política. Precisamos acabar com este paradigma.Sinceramente não vejo como. Nem se discutir um modelo diferente do vigente é possível. A visão marxista e keynesiana prevalece. Todos os partidos recorrem a déficit fiscal e endividamento via títulos públicos. Não existe um único partido que partilhe de uma visão administrativa/econômica diferente.Eu já cansei de ver tudo errado e aqueles que mais precisam da mudança achar que ele, os políticos, governam pensando neles.Político governa com apenas um pensamento: permanecer no poder. Todas as benesses que ele faz no presente não visam o melhor para a sociedade, visam apenas à próxima eleição. Não se iluda, para um governo limpo e transparente so existe uma solução Intervenção Militar constitucional, por um Brasil Justo e um governo de Verdade. 
Jorge Benny.LeiPor  Por POPara    

Pa
Para
Po
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário