segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PT tentou esconder depoimento de Lula à Polícia Federal sobre o mensalão.


operação-lava-jato-petrobras1

Após meses es esquivando, Lula depõe à Polícia Federal sobre o mensalão


Até isso o PT tentou esconder dos Brasileiros. Embora tardiamente e após diversas tentativas dos agentes de entregar  uma intimação, O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou finalmente prestou depoimento à Polícia Federal em um inquérito complementar do mensalão, na última terça-feira (9),
O depoimento do petista foi dado em Brasília, na condição de testemunha. Lula se teria ficado a dever à denúncia do autor do ‘Mensalão’, o empresário Marcos Valério, que disse em 2012 que Lula sabia da existência do esquema de corrupção, e que teria inclusive tirado proveito próprio do mesmo.
Como era de se esperar Lula não relatou grandes novidades. Provavelmente respondeu à todas as perguntas com a mesma resposta: “Não sei de nada, não vi nada, não ouvi nada” Ele aproveitou compromissos na capital para atender ao pedido da PF. O encontro, contudo, não foi divulgado por sua assessoria, que procura blindar seu envolvimento em todos os escândalos recentes que assolaram o país, já que é o candidato do PT às eleições presidenciais de 2018.
Em setembro deste ano, o jornal “Folha de S.Paulo” mostrou que a Polícia Federal tentava, desde fevereiro deste ano, colher declarações do ex-presidente.
Lula negou, naquele momento, ter recebido qualquer convite nesse sentido.
“Não sei como vocês ficam sabendo de uma notificação que eu não recebi. Não sei se é o editor, o redator, sinceramente não sei”, afirmou ele à época, prontificando-se a ajudar caso fosse chamado.
Em 2012, novos depoimentos dados pelo operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério de Souza, motivaram ao menos dois inquéritos adicionais sobre o caso.
Em suas afirmações à época, o empresário acusou Lula de saber da existência do esquema e de ter se beneficiado pessoalmente dele.
Naquele ano, Valério foi espontaneamente à Procuradoria-Geral da República (PGR) prestar novas declarações na esperança de ser beneficiado de alguma forma.
Àquela altura, ele já havia sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal, mas as penas ainda não haviam sido definidas. Valério continua detido em Minas Gerais, onde cumpre sua pena de mais de 37 anos de prisão.
Os dois inquéritos policiais tramitam em Brasília e Minas. Foram instaurados outros seis procedimentos no Ministério Público Federal para apurar as acusações do operador do mensalão. Pelo menos dois já foram arquivados.
Nos bastidores, aliados de Lula reclamam de vazamentos sobre o tema, argumentando que divulgações sem autoria têm objetivo de desgastá-lo. Lembram que ele não é investigado. Seu depoimento deve finalizar pelo menos um dos inquéritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário